12 de Fevereiro de 2010

PROJECTOS E FORMAÇÃO

Uma comunidade de conhecimento foi o motor para o nosso plano de formação. Através de parcerias com instituições públicas e privadas, a nossa oferta multiplicou-se graças à extraordinária qualidade dos nossos formadores.

Em 2009, a Mapa das Ideias desenvolveu um intenso plano de formação, tendo Sofia Lapa, Elsa Peralta, Carla Mendes, Miguel Horta, João Leal, Catarina Peixoto, entre outros, como formadores.

A 1.ª edição do curso Mediadores Culturais: Técnicos de Serviço Educativo nos sectores da Cultura, Património, Ciência e Artes foi desenvolvida entre Novembro de 2008 e Março de 2009, no Centro de Arte Manuel de Brito, em Algés. Contou com a presença de 11 formadores, ao longo de cerca de 100 horas de formação. Em Maio deste ano, foi lançada uma publicação em formato digital com os projectos e reflexões dos formandos, oriundos de contextos profissionais tão diferentes como o Oceanário de Lisboa, o Museu Municipal de Vila Franca de Xira e o Padrão dos Descobrimentos.

A 2.ª edição deste curso decorreu entre Abril e Julho deste ano, em parceria com a Cultideias e culminou numa interessante apresentação dos projectos desenvolvidos pelas participantes. Está prevista a realização de uma 3.ª edição para 2011, desta vez na zona norte do país.

Em co-produção com Maria Vlachou e Rui Catarino, a Mapa das Ideias vai lançar em Maio de 2011 um ambicioso e acessível curso de Marketing Cultural em formato e-learning. O objectivo é potenciar a comunicação e a troca de experiências entre diferentes técnicos e instituições, ultrapassando os obstáculos geográficos. 

O Ciclo Curtas foi criado com o duplo objectivo de assegurar o desenvolvimento de competências específicas num contexto dinâmico, aliado a um preço acessível. Eis algumas das nossas propostas:

Na área da Educação para a Cidadania, a Mapa das Ideias criou, em parceria com a especialista Raquel Pacheco, o projecto de complemento curricular Media e Literacia, visando dois públicos-alvo: alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário; docentes e outros formadores.

Conscientes da importância dos projectos e estudos sobre Mediação Cultural e Património que estão a ser desenvolvidos a nível europeu, a nossa equipa tem participado em diversas conferências e workshops fora de portas.

A internacionalização do curso de Mediação Cultural, Museum Mediators, nasceu destas participações e da rede de parcerias estabelecidas, partilhando o objectivo de formar 100 mediadores a nível europeu: Lisboa, Junho de 2011; Bruxelas, Novembro de 2011; Barcelona, Fevereiro de 2012; e Roma, Junho de 2012.

Este projecto envolve quatro parceiros europeus e uma equipa de 10 formadores com forte formação académica, a par dos autores de textos e artigos para o Museums Mediation Handbook que está a ser preparado, articulando os meios online com formação em sala.

As acções de formação da Mapa das Ideias podem ser adaptadas a contextos específicos e consultoria. Caso queira mais informações, contacte-nos.

9 comentários em “PROJECTOS E FORMAÇÃO

  • Gostava de saber mais informações sobre o curso de Marketing Cultural em formato e-learning. Obrigada

  • Cara Ana Bárbara Barros,
    Estamos a preparar o curso neste momento! Deverá estar no ar em Outubro deste ano. Entretanto vamos lançar uma versão sobre os Públicos da Cultura, mais pequena e com recursos mais simples, em Julho. Nessa altura entraremos em contacto consigo para explicar como poderá fazer a sua inscrição.
    Obrigada pelo seu interesse,
    Inês Bettencourt da Câmara

  • Boa tarde! Acabei de saber pela revista 30 dias Oeiras da realização de um workshop sobre escrita criativa, 10 e 11 de julho. Gostaria de saber o horário, local e algumas informações sobre o conteúdo do workshop.
    Os meus agradecimentos e cumprimentos
    Fátima Serpa

  • Olá a todos! Parabéns pelo vosso projecto!! Ando a pesquisar projectos idênticos uma vez que gostaria de implementar este tipo de projecto cultural outsourcing na minha localidade. Gostaria de obter informações sobre o vosso programa de formação, em especial o curso de Mediadores Culturais. Grata pela atenção, e com votos de muitos sucessos reitero os melhores cumprimentos,
    Carla

  • Cara Carla Moreira,
    Obrigada pelo seu interesse. Peço desculpa pela demora na resposta.
    Vamos lançar agora novas edições do curso.
    Caso queira conversar sobre este projecto e outros, pode entrar em contacto comigo através do ines.camara@mapadasideias.pt. O meu telemóvel é o 962796501.
    Cumprimentos,
    Inês Bettencourt da Câmara

  • Cara Liliana,
    Ainda estamos a preparar o curso. Mal tenhamos novidades, teremos todo o gosto em entrar em contacto consigo!
    Obrigada pelo interesse,
    Ana Fernambuco

  • Bom dia!

    Gostaria de ter algum feedback do curso de Marketing Cultural em formato e-learning. Como correu? Qual o programa? Para quando um novo curso?

    Cumprimentos,

    Eunice Sousa.

  • Cara Eunice Sousa,
    Estamos a preparar o lançamento do curso para 2012. Mal tenhamos o programa de formação fechado, teremos todo o gosto em enviar.
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.