Museum Mediators Europe: Portugal, Italy, Spain, Denmark and Estonia

A Mapa das Ideias está a coordenar a Parceria de Transferência de Inovação Leonardo da Vinci “Orientações para profissionais de Mediação em Museus na Europa”, financiado pela DG Educação e Cultura – Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

O objetivo principal é criar um curso de formação para Mediadores/Educadores de Museus que represente as necessidades institucionais e profissionais de Mediadores de Museus dos países europeus que participam no projeto: Portugal, Espanha, Estónia, Dinamarca e Itália.

A Mapa das Ideias irá exportar o curso de formação, que foi testado no formato Português (2009, 2010, 2011) e europeu (Loures, Porto, Bruxelas, sessões de Barcelona), com uma equipa internacional de oradores. Este curso encontra-se disponível na base de dados Comenius-Grundtvig, com a referência “PT-2011-058-006”, e pode ser consultado no website: www.museummediators.eu.

O consórcio do projeto é constituído por: Portugal – Mapa das Ideias (empresa com fins lucrativos), que criou esta metodologia de formação; Espanha – Universidade de Barcelona (instituição pública de Ensino Superior); Itália – Centro Europeu para a Cultura e Gestão (associação sem fins lucrativos); Finlândia – Helinä Rautavaara Museum (museu público nacional), especializado na área do diálogo intercultural, e que participa em colaboração com a Associação de Museus da Finlândia; Estónia – o Museu Nacional da Estónia (museu público nacional), com uma missão centrada na cidadania e diálogo com diversas audiências.

O projeto será seguido pelo Comité Português do ICOM (http://www.icom-portugal.org/ e http://icom.museum/). Um investigador e profissional de museus será também um avaliador externo de todo o processo. O Instituto Politécnico de Tomar participará como observador, com o objetivo de criar um mestrado Erasmus Mundus e propostas para a criação de cursos de formação profissional, relacionados com a Mediação em Museus para pessoas sem ensino superior ou desempregados.

Ao desenvolver esta área de formação comum entre os profissionais de museus nos países cinco participantes, o projeto irá estimular a criação de orientações formativas e profissionais que irão alicerçar o trabalho dos Serviços de Mediação e Educação dos Museus. Como resultados, pretendemos criar:
– Avaliação das necessidades de formação.
– Quadro de formação com oradores europeus, conteúdos interativos que lidam com questões horizontais e específicas em diferentes contextos nacionais.
– Publicações técnicas e website.
– Rede Europeia de Profissionais de Mediação e Educação em Museus.
– Thinktank Europeu.
– Mestrado Erasmus Mundus, no Instituto Politécnico de Tomar.
– As propostas específicas para os cursos de formação profissional para desempregados e pessoas de educação formal, adaptado para os diferentes contextos nacionais.

Coneça mais sobre este projecto aqui.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *