Mediação de Museus
Gestão Cultural
Gestão de Públicos

O que fazemos

O que nos distingue
Go to Gestão Cultural e Gestão de Públicos

Gestão Cultural e Gestão de Públicos

Go to Marketing e Comércio para Museus

Marketing e Comércio para Museus

Go to Formação Especializada

Formação Especializada

Go to Experiências para Museus e Ferramentas Educativas

Experiências para Museus e Ferramentas Educativas

Sobre Nós

Think outside the box

A Mapa das Ideias é uma empresa Portuguesa que se dedica à relação entre museus, públicos e comunidades desde 1999. Na nossa experiência em comunicação para museus fomos responsáveis pela criação de projetos e ferramentas de mediação, trabalhando em diferentes contextos culturais e artísticos.

Inicialmente focada na comunicação para museus, a Mapa das Ideias abriu o seu leque de oferta para outros nichos da economia cultural e criativa, com serviços de consultoria (desde gestão de públicos a planeamento) assim como uma variedade de soluções desde kits pedagógicos a design expositivo para vários clientes.

Temos uma estrutura leve, multidisciplinar e especializada, focada na investigação, criatividade, e produção de conteúdos. A pesquisa constante e o trabalho em projetos em rede convida a sinergias e produtos e processos inovadores.

Os nossos princípios colocal as pessoas à frente da tecnologia, que é vista como uma ferramenta e não um fim em si. Promovemos a criatividade, a formação e a investigação aos nossos membros e parceiros, bem como aos nossos clientes, como fatores decisivos para a competitividade.

  • Nascida em 1999

A nossa equipa

As pessoas que tornam a Mapa das Ideias possível

ANA FERNAMBUCO

CFO e Fundadora
Mestre em Sociologia, fundadora da Mapa das Ideias e membro do ICOM, dirige o departamento de gestão de projeto na empresa, tendo encabeçado vários programas de formação para profissionais de museus, e programas de Serviços Educativos para vários museus portugueses.

INÊS CÂMARA

CEO e Fundadora
Fundadora da Mapa das Ideias, membro do ICOM e da ESA e professora no Instituto Politécnico de Tomar, tem sido responsável pelo desenvolvimento de projetos-chave em museus portugueses, sendo autora de vários artigos e whitepapers sobre Museus e os seus Públicos.

MARIA JOÃO NUNES

Investigação e Conteúdos
Formada em História Moderna e Contemporânea, é responsável pela produção de conteúdos e pesquisa, tendo contribuído em projetos relacionados com Gestão de Públicos e adaptação de conteúdos a audiências diversificadas.

ILÍDIO LOURO

Design e Tecnologia
Formado em Arquitetura, tem trabalhado como diretor artístico desde 2008. É responsável por produção de conteúdos gráficos e digitais e design de produto, coordenando equipas de arte, tecnologia e design.

Ivo Oosterbeek

Gestão de projecto

Sofia Borges

Produtos Culturais

Cristina Reboredo

Gestão

mais recentes